Sua empresa é AMBIDESTRA?

Sua empresa é AMBIDESTRA?

16 de junho de 2021

Dentro do contexto de negócios, uma empresa ambidestra é aquela que tem capacidade de visualizar e agir tanto no curto quanto no longo prazo, simultaneamente.

Numa crise, por instinto de sobrevivência, as ações da empresa tendem a focar somente o curto prazo, porém, um estudo publicado pelo BCG (Boston Consulting Group) com 1.200 empresas listadas no S&P, mostrou que as 25 empresas que melhor performaram em termos de resultado, passados 10 anos da crise de 2008, tiveram um comportamento comum: serem ambidestras.

Tais organizações agiram rápido e proativamente no curto prazo, com disciplina financeira e simplificação da organização e, no longo prazo, reinventando-se, antevendo e buscando novas oportunidades.

Como consequência deste comportamento, essas empresas saíram da crise e voltaram a crescer pelo menos dois anos antes do que a média da amostra. Detalhe, este crescimento foi a uma taxa muito maior que antes!

Por outro lado, as empresas que adotaram um comportamento somente focado no curto prazo durante a crise, voltaram a crescer dois anos depois que a média da amostra e a uma taxa muito menor que antes.

É imperativo para a saúde organizacional, portanto, que em meio a uma crise, as lideranças tenham a competência de operar os dois radares simultaneamente, de curto e de longo prazo, identificando, comunicando, ajustando e acompanhando as ações nas duas direções.

 

Nós, da READY ASSESSORIA E GESTÃO, somos especialistas em gestão durante crises e temos metodologia e ferramentas para que sua empresa seja AMBIDESTRA!