ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE É ‘CRISE’​?

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE É ‘CRISE’​?

1 de outubro de 2021 - Por Rodrigo Tetti Garcia

Segundo LOPES (2006) “O termo crise, na sua origem, deriva do grego Krisis, o qual derivava de um conceito adotado pela medicina. Nesta vertente, entendia‐se que estávamos neste estado, quando o paciente se encontrava numa fase de evolução da doença onde ele poderia progredir para a recuperação ou regredir para a morte.

 Portanto a crise é vista, de igual modo, como um estágio final ou uma ocasião de crescimento, com a criação de novos equilíbrios, e o reforço da pessoa e da sua capacidade de reação a situações menos agradáveis.”

Outra definição que reforça a acima, vem de BAUMAN e BORDONI (2014) em seu livro “Estado de Crise” e tem um viés mais econômico, onde uma crise econômica é uma fase de recessão caracterizada por falta de investimentos, diminuição da produção, aumento do desemprego, enfim, o termo tem um significado geral de circunstâncias desfavoráveis frequentemente ligadas à economia.

A crítica dos autores é porque trata-se “crise” como uma entidade abstrata e despersonalizada, o que soa vagamente sinistro. Outro ponto é que num contexto mais econômico prefere-se utilizar este termo ao invés de “conjuntura” ou “depressão”.

“A noção de crise transmite a imagem de um momento de transição de uma condição anterior para uma nova”, transição esta que está vinculada ao crescimento, evolução para um status diferente, um passo adiante decisivo, como por exemplo crises de adolescência ou mesmo crises matrimoniais.

Em suma, segundo os autores, a “crise” é o fator que predispõe à mudança, que prepara para futuros ajustes sobre novas bases, o que não é depressivo. O desafio imposto neste momento é o da escolha das medidas certas, pois duas características comuns de um “Estado de Crise” referem-se à incerteza/ignorância da situação e ao ímpeto de intervir.

Citamos uma última definição utilizada pela Harvard Business School que sintetiza o que foi exposto até aqui.

 “A crise é um evento de baixa probabilidade e alto impacto que ameaça a viabilidade da organização e é caracterizado pela ambiguidade de causa, efeito e meios de resolução, bem como pela crença que as decisões devem ser tomadas rapidamente.”

Apenas uma divergência relacionada à efetiva definição acima, onde acredita-se que a “crise” não exclusivamente seja um evento de “baixa probabilidade”, uma vez que existe a possibilidade de uma deterioração interna nas organizações, ocasionadas por diversos motivos que, uma vez ignorados, aumentam significativamente a probabilidade das empresas adentrarem a um “Estado de Crise”.

A Ready, através de sua experiência de mais de 20 anos e metodologia própria, pode ajudar sua empresa atravessar um período de Crise e sair mais fortalecida!